A execução da obra deve ter o acompanhamento de um profissional habilitado.
Nas construções de residências podem ser encontrados problemas decorrentes de projetos mal elaborados, execuções sem o acompanhamento de profissionais adequados, aquisição de material de baixa qualidade ou com defeitos, entre outros. As reformas também tendem a trazer aborrecimentos, se não houver um bom planejamento e se soluções improvisadas acabarem sendo aplicadas.
Fique atento às dicas apontadas por especialistas da área e garanta a qualidade e o desempenho esperados para sua obra!
Não fazer a sondagem adequada do terreno
A sondagem do terreno é essencial para que seja conhecida a capacidade de suporte do solo diante das cargas incidentes da estrutura da edificação a ser construída. Os danos mais conhecidos, que se originam pela falta deste procedimento, são o aparecimento de trincas (ou fissuras e até rachaduras) em paredes e nos pisos devido ao afundamento da superfície, o que ocasiona os chamados recalques da fundação, isto é, os movimentos de diferentes partes da estrutura.
Remover paredes estruturais
A remoção de paredes estruturais é um erro gravíssimo, porque pode levar ao colapso parcial ou total da construção. Assim, qualquer alteração ou subtração de paredes deve ser cuidadosamente estudada por profissionais de engenharia civil e/ou arquitetura, sempre tendo como base o projeto original da edificação.
Não dar atenção às rachaduras, fissuras e trincas em pisos e paredes
A constatação de fendas, mesmo que sejam bem finas, assinalam desde simples problemas às mais complexas patologias da edificação.
Um dos principais fatores determinantes para o surgimento de rachaduras, fissuras e trincas é a falta de juntas de dilatação, em especial, quando pisos e paredes possuem grandes dimensões. Essas estruturas apresentam movimentações e deformações que podem ser causadas pelo processo de endurecimento do concreto e da argamassa, como também pela variação da temperatura ambiente. As juntas permitem que esses elementos possam se movimentar sem que ocorra um estado de fissuração, por isso, devem sempre ser previstas no projeto.
Outra causa possível para o aparecimento das fissuras são as infiltrações , devido a vazamentos no sistema hidráulico ou impermeabilizações mal executadas e/ou envelhecidas. Por outro lado, a presença de rachaduras ou trincas em paredes e pisos também pode ser consequência de problemas na fundação. Isso acontece quando o alicerce da construção apresenta movimentações, chamadas de recalques de apoio, por terem sido mal projetadas ou mal executadas.
|