Os primeiros materiais a serem empregados nas construções antigas foram a pedra natural e a madeira, por estarem disponíveis na natureza. O ferro, o aço e o concreto só foram empregados nas construções séculos mais tarde.
A pedra, muito usada nas construções antigas, tem resistência à compressão e durabilidade muito elevada, porém, tem baixa resistência à tração. A madeira tem razoável resistência, mas a durabilidade é limitada. O ferro e o aço têm resistência elevada, mas a durabilidade também é limitada em consequência da corrosão que podem sofrer. Então o concreto surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço.
Na antiguidade foram os romanos os que mais se destacaram na aplicação dos concretos e argamassas, combinando o concreto da época com tijolos de argila e outros materiais naturais. Produziram obras magníficas, que trouxeram grande desenvolvimento e revolucionaram a arquitetura da época.
Como exemplos mais marcantes de construções romanas que aplicaram o concreto existente na época podem ser citados o Panteão e o Coliseu. O Panteão foi construído em 27 a.C com concretos de diferentes materiais, o Coliseu foi construído entre 69 e 79 d.C., sendo a maior obra construída pelos romanos, mesclando pedras e concreto.
|